Colecistectomia - Cirurgia da vesícula biliar: riscos, dores, recuperação, cicatrizes, sexo, alimentação, enjoo, videolaparoscopia, emagrecimento...


Há alguns anos que eu sentia dores no estômago, no lado superior esquerdo, e achava que eram ocasionados por meu problema de esofagite.
Mas essas dores foram ficando cada vez mais frequentes e fortes, até uma madrugada que tive que me deslocar a uma emergência com uma dor insuportável e no dia seguinte, após exames, foi diagnosticado um problema na vesícula biliar.
Na maioria das pessoas, a doença na vesícula biliar é decorrente da formação de cálculos (pedras) em seu interior, que acabam bloqueando os canais biliares, mas no meu caso esse bloqueio estava ocorrendo pela presença de lama biliar, que na verdade se trata do espessamento da bile  (fica mais grossa) na vesícula.
O médico que me examinou achou que não era caso para cirurgia imediata, pois a bile estava pouco espessa e talvez o problema não se repetisse.
No entanto, alguns meses depois, após alguns episódios com dores fracas, senti uma dor muito forte, o corpo ficou amarelado, principalmente as palmas das mãos e o branco dos olhos, e uma coceira insuportável por todo o corpo, que não passava nunca e não me deixava dormir.
Após novos exames, foi diagnosticado que a coceira e o amarelão ocorreram pelo derramamento no organismo da bile, em razão do entupimento das vias biliares, felizmente já desobstruídas naquele momento.
Diante desse quadro, a conclusão dos médicos foi de que seria necessária a realização da cirurgia para a retirada da vesícula com a maior brevidade possível, pois esses entupimentos dos canais biliares podem levar até à morte, se infeccionar o pâncreas.
No ano passado (2011), fiz a cirurgia por videolaparoscopia, que é a mais indicada principalmente pela recuperação rápida, já que são feitos apenas quatro furinhos, sendo um logo acima do umbigo e os demais em outros locais estratégicos (conforme figura acima).
Ao retornar para o quarto, após a cirurgia, fiquei bastante enjoado, e até vomitei um pouco, mas depois foi melhorando, permanecendo apenas um pouco de dor, mas aceitável.
Fui liberado para ir para casa no dia seguinte, 24 horas após a cirurgia.
O médico forneceu atestado me liberando do trabalho por apenas 15 dias, pois o meu serviço é leve, de escritório. Mas, pelo que me informaram, para quem realiza serviço pesado a licença médica é por período bem superior. Sei de uma pessoa que passou mal por ter feito esforço excessivo cerca de 30 dias após a cirurgia.
Na questão do esforço, o importante é fazer com moderação. Até mesmo sexo é possível depois de uns dez dias, desde que sem fazer muito esforço.
Algumas atividades que fiz: dirigir: 15 dias; caminhada leve: 10 dias; caminhada forte: 30 dias.
Quanto à alimentação, o médico recomendou que ficasse pelo menos 30 dias (o ideal seria 60) sem comer gordura e frituras, mas não cumpri totalmente. Depois de 15 dias comi até um pouquinho de sorvete.
A minha melhora aconteceu progressivamente, cada dia melhor que o anterior, com os cortes secando rapidamente. Apenas os enjoos, que já sentia antes, é que persistiram por mais de 30 dias após a cirurgia, o que não é normal, mas depois diminuíram e finalmente cessaram.
Mesmo me alimentando muito bem e diminuindo drasticamente os exercícios, emagreci cerca de 2,5 kg após a cirurgia, baixando de 77,5 para 75 kg, peso que permaneci por uns quatro meses, mas atualmente já estou com o peso original. Talvez o emagrecimento tenha ocorrido pela ingestão de menos gordura e frituras nesse período.
Recomendo a cirurgia, mas antes de realizar é importante consultar com pelo menos dois médicos para ver se possuem a mesma opinião. Em geral, se a pessoa possui as pedras e não há sintomas, os médicos não recomendam a cirurgia. Se não tivesse sentindo as dores e outros problemas, com certeza não teria feito.
Quanto aos riscos, como qualquer cirurgia, não é totalmente segura, mas, pelo que pesquisei, os casos com complicações graves são cada vez mais raros, às vezes com erros graves, primários, como grampear o canal errado,  cometidos por médicos despreparados.
Por isso, mesmo que tenha as melhores indicações,  acho importante pesquisar, se informar,  bastante sobre o médico que realizará o procedimento. Eu fiz isso. É fundamental.
O mais importante é que, se há riscos em realizar a cirurgia, há riscos muito maiores em não realizá-la para aqueles com sintomas que a recomendam. Eu, por exemplo, não conheço pessoalmente ninguém que tenha morrido numa cirurgia dessas, mas conhecia pelo menos três que faleceram em decorrência de complicações de crises na vesícula.
Era isso e se lembrar de mais alguma coisa, atualizo aqui.


Para novos comentários clique em "carregar mais"

83 comentários:

Anônimo disse...

Não é normal ter enjoo nos dias seguintes após a cirurgia?

Editor do blog disse...

O médico falou que por alguns dias (uns 10 dias) após a cirurgia seria normal ter enjoo, mas no meu caso passou de 30 dias e nesse caso não é o que ocorre normalmente. Se bem que foi um enjoo bem suave.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a anestesia é local ou geral e se é possível fazer trabalhos domésticos durante a recuperação.

Editor do blog disse...

A anestesia é local e fazer trabalhos domésticos depende. Se for bem leve, como preparar uma comida, não vejo problema. Nos primeiros dias, penso que não se pode fazer qualquer esforço, como levantar peso, esfregar o chão, carregar baldes com água, etc. O ideal é, como base nas suas atividades habituais, perguntar ao seu médico o que pode ou não fazer e por quanto tempo.

maria disse...

esta com 20 dias que fiz colecistectomia estou me sentindo muito bem não tive qualquer complicação pós cirurgica,sera que você poderia me responder com quantos dias posso valtar a fazer exercicios fisícos no caso a academia desde ja agradeço

Editor do blog disse...

Olá Maria, o ideal seria você consultar o médico que te operou, mas acho que ainda é cedo para fazer muito esforço. Depois dos 30 dias penso que já dá para fazer uma caminhada forte (eu fiz), agora eu ainda evitaria algum esforço que forçasse a região do abdômen. Acho até que daria para fazer alguns exercícios mais leves na academia, mas o ideal, repito, seria consultar o seu médico.

Danuza disse...

Olá, fiz a cirurgia já tem 12 dias, a anestesia foi geral...não ví nada !!!! estou me recuperando bem, quanto aos serviços domésticos não estou exagerando: lavo louças, tiro pó, coloco roupas na máquina de lavar, mas nada de esfregar o chão!! espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Fiz a minha cirúrgia há 11 meses, a anestesia foi local, e não fiz nada em casa até os 2 meses. Estou me sentindo muito bem. Até hoje não pego peso...

Anônimo disse...

A anestesia para video é sempre geral.

Anônimo disse...

vou ter q fazer essa tal cirurgia ..estou com muito medo de dar algum tipo de complicação.. tenho pavor a anestesia, cirurgia,remedioss.. vou fazer pq tem q ser feita mesmo !!será q vc poderia me dizer se há algum risco de complicação ?? toda cirurgia tem seus riscos..mas essa em especifíca possue algum ? e qto tempo demora a cirurgia? se vc poder me esclarescer mais alguma coisa ,desde ja agradeço

Anônimo disse...

FIZ COM UM MÉDICO MUITO HUMANO; A FÉ EM DEUS E ESTE MÉDICO ME FIZERAM PERDER O MEDO DA CIRURGIA; DR. UBIRATAN MENDONÇA JUNIOR

eliane disse...

faz quatro dias que fiz a cirurgia para retirar a vezicula sentia muita dor ai foi descoberta que alem das pedras estava enflamada ainda cinto dor estou inxada sera que posso fazer meus afazeres domesticos a trabalho em um serviso pessado sera que 30 dias é o suficiente para me recuperar e não criar outros problemas

Eduardo disse...

O risco é mínimo e muito menor que você permanecer com essas pedras na vesícula. Comigo quase me compliquei porque fiquei adiando a cirurgia, até q deu uma complicação com entupimento dos dutos biliares e tive que fazer a cirurgia com certa urgência.

Anônimo disse...

30 dias a princípio é o suficiente para fazer serviços pesados, mas seria interessante consultar o seu médico.

Anônimo disse...

FIZ A CIRURGIA DE RETIRADA DA VESICULA 21/09/2012 ESTOU INDO UM POUCO MAIS AO BANHEIRO E SENTINDO UM POUCO DE ENJOO MAS TUDO SUPORTAVEL! EU TAMBEM TINHA MUITO MEDO DA CIRURGIA E POR SER ANESTESIA GERAL CHOREI MUITO MAS NOS TEMOS DEUS QUE E O MEDICO DOS MEDICOS ELE E POR NOS DARA TUDO CERTO !

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia da vesicula ha 4 dias, porque descobri que estava com varios polipos. Apesar de nao ter qualquer sintoma, varios medicos recomendaram a cirurgia, por medo de complicação e da futura necessidade de operação de emergencia. A anestesia foi geral e voltei para o quarto super bem. No dia seguinte a cirurgia senti um pouco de enjoo e muita colica e o cirurgiao falou que eram os gases injetados no abdomen para a cirurgia. Nos tres pimeiros dias tive dificuldade de comer, apesar de sentir fome, tinha diiculdade de engolir a comida, pois me sentia com o estomago "embrulhado". Agora o meu apetite voltou, nao tenho nenhum enjoo e estou conseguindo ir ao banheiro (

Anônimo disse...

fiz a cirurgia de vesicula ha 50 dias,não sei o que fazer mais ,sinto tanta dor embaixo da costela todas as vezes que como.vcs pode me ajudar por favor (OBS;eu fis a cirurgia de corte)

Anônimo disse...

ajuda hj vai fazer 75 dias de cirurgia, quero saber se posso voltar a jogar futebol, jogando devagar para ganhar ritmo?vlws

Anônimo disse...

fiz a cirurgia de video e junto retirei uma hernia umbilical posso afirmar que a visicula esta me dando menos trabalho do que o umbigo!

Anônimo disse...

Hoje fazem 5 dias que fiz a retirada da vesicula, foi super tranquilo o procedimento. Ontem que sentir enjoos.Os gases diminuiram, mas pertubam bastante. Alguem pode me responder se quando tá cicatrizando os furinhos, dar tipo uma ardida e percebi que há uma borda branca,meio amarela e na ponta rosado.Será normal da cicatrização, pois noto que não secreção, tou preocupada!!!

Anônimo disse...

ola boa noite,tem 2 anos que fiz essa cirurgia,desde entao tenho uma dor muito forte,como se ainda tivesse com a vesicula,os medicos dizem que nao tem nada a ver com a cirurgia,que pode ser gases ou gastrite,enfim ninguem me da um parecer do realmente é,e hj quando fui tomar banho notei um carocinho na cicatriz[a minha foi por corte,grande por sinal]espremi e saiu uma bolinha dura um pouco de pus e sangue,estou preocupada,amanha eu vou cedo ao medico pra ver isso..........

sandra disse...

olá hoje fz exatamente quinze dis que fiz a cirurgia ,eu estou me sentindo muinto bem porem nao temho feito nemhuma estravagancia.

Anônimo disse...

Fiz minha cirurgia de vesicula ontem dia 20/12/2012, sai do hospital caminhando com apenas 12hs apos, estava com muito medo, mais meu medico e o anestesista me tranquilizaram, eles foram muito legais me explicando tudo exatamente como seria, dai fiquei mais calma e aceitei melhor, nao tive crises fortes só algumas dores em baixo da costela do lado esquerdo, achei q nao tinha nada a ver, mais eles me disseram q era colica biliar, foi dai q fiz a ultrasom e constatei as pedrinhas (sao muitas + de 40) acho que estava correndo um serio risco, estou me sentindo dolorida, ainda em dieta pois sinto dores ao me alimentar mais acho que é normal pois ta muito recente. Espero que o meu relato ajude alguem a decidir por fazer a cirurgia, pois é muito necessario, o problema pode evoluir pra uma pancreatite o que se tornara mais complexo.

Anônimo disse...

Boa tarde

Vou fazer a cirurgia a semana que vem....não sinto absolutamente nada, alías nunca senti...descobri em um ex de ultasom...tenho várias pedras enter 0,3 a 0,6 cmt...tenho 52 anos anos, sou saudável graças a Deus, mas tenho muito medo, e principalmente da anestesia que já sei que vai ser a geral e a cirurgia por vídeolaparócopia. Gostaria de uma opinião de alguém...Obrigada!!!

Anônimo disse...

ola minha mae fez a cirurgia para a retirada da vesicula a seis dias,nao sentiu enjoo.mais ela nao esta conseguido arrotar ,soltar gases e ta sentindo essas dores abdominais ela sente q sao os gases ,ela ja tomou de tudo mas nenhum remedio da resultado e continua sofrendo ,ela diz q parece se acumular tudo formando uma bola na cirurgia q foi por corte.pelo amor de deus isso é normal ,vai passar?estou preocupada m ajudem por favor o q fazer ....

Jossemar Manoel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Estou exatamente com 2 meses que fiz a cirurgia por corte, no primeiro mês não senti nada (estava de repouso), mas como já comecei a trabalhar 50 dias após, resolveu aparecer umas dores no local da cirugia e consequentemente nas costas,
as vezes fico sentado mais de 4 horas. o trabalho é maneiro é em uma Prefeitura. é normal sentir essas dores, que remédio tomo?

Anônimo disse...

Fiz a Colecistectmia há 5 meses tive uma recuperação rápida e ótima se reações e complicações,me internei as 4 horas da manhã e o médico realizou o procedimento às 6 horas da manhã, tendo duração de 50 minutos minha cirurgia total com a retirada da visícula, acordei da anéstesia as 10 horas com um pouco de dificuldade para respirar sozinha apenas mas logo voltou ao normal, tive minha primeira alimentação líquida às 15 horas da tarde e tive alta no mesmo dia às 18 horas, mantendo dieta líquida e cuidados por 15 dias depois voltar a vida normal de forma leve...Foi tudo tranquilo pra mim após 5 meses emagreci 22 kg mantendo uma dieta sem frituras, gorduras, acrescenteu muitas frutas, verduras, alimentos integrais e refrigerantes zero, tomo leite integral a única coisa que permaneceu nesta dieta...Muito tranquilo estou muito bem sem dores, vômitos, qualidade de vida perfeita...Ahh sem esquecer das Atividades Físicas, se vc tiver força de vontade nem precisa ajuda de nutricionista...Boa Sorte...

Anônimo disse...

procure tomar bastante chá de erva doce sem açucar e dê preferencia a erva e não aqueles de caixinha..vc pode encontrar em casas de produtos naturais vai ajudar muito

Anônimo disse...

fique tranquila para que sua pressão esteja normal, operei as 11:00h da manhã,às 12:40 fui para o quarto muito sonolenta e levantei da cama as 19:00h para tomar banho pq eu queria muito e solicitei para a enfermeira para poder andar pelo corredor, foi a melhor coisa que fiz pois não tive problemas com gases.

Anônimo disse...

fiz a cirurgia no dia 12 de Dezembro, não sabia que tinha pedra na visicula fiquei sabendo porque tive pancreatite aguda biliar, estava correndo serio risco de vida, não tinha muitas pedras mas estava muito inflamada, fiquei 11 dias internada sendo 3 dias sem comer e sem beber absolutamente nada, passada a inflamação foi marcada a cirurgia, foi tudo muito bem, porém ainda continuo em dieta mesmo o medico me liberando algumas coisas ainda tenho receio, não como gorduras, refrigerantes e também eliminei o açucar do meu cardápio trocando por sucralose ou stevia, até agira emagreci 10 quilos coloquei mais frutas, legume e verduras em minha alimentação e procuro me alimentar sem ingerir liquido junto com as refeições pois parece que comi mais, comecei a comer menos pois logo já estou satisfeita...tive falta de ar no primeiro dia e as vezes sinto umas fisgadas no umbigo e ao levantar ainda levanto devagar pois dói um pouco...recomendo se trabalhar em um serviço onde pegue peso peça ao médico 20 ou 30 dias pois agora que comecei a pegar peso de ATÉ 10 quilos...minha dieta está bem rigida pois tenho receio de ter hernia, para ajudar quando vou dirigir ou fazer algum esforço procuro colocar uma cinta não apertada mas firme...recomendo a cirurgia pois se já tivesse visto antes não teria passado tantos dias internada e nem esperaria correr risco de vida..

Anônimo disse...

Olá..fiz minha cirurgia no dia 18/01 a 6 dias e quer saber tudo deu certo..sentia dores tão fortes que dava vontande de me cortar e tirar elas de dentro de mim..era um horror..hoje estou melhor , andando ainda devagar, mas sou mãe e tenho casa para cuidar...fui tirar a roupa da corda e o umbigo doeu ....mas todas as dores após a cirurgia são suportáveis, e nada se compara as crises..só quero melhorar e poder comer uma pizza.....afinal já fazem 4 meses que eu estou em total dieta.

Terezinha disse...

Teca 26 de Janeiro de 2013 19:40
Olá fiz a cirurgia no 26/12/2012, hoje estou fazendo 1 mes,fiz a cirurgia convencional de corte,Graça a Deus estou me recuperando bem, não sinto nada Graça a Deus, para não ter gases, tomo chá de erva-doce, com alecrim, muito bom esse chá, ja voltei ao trabalho mais manerando bastante.

SITE OFICIAL DE MAX & NININHA disse...

HOJE ESTÁ FEZENDO 16 DIAS QUE FIZ MINHA CIRURGIA DE RETIRADA DA VESÍCULA E O MÉTODO UTILIZADO FOI O CONVENCIONAL (ABERTA). LEVEI 15 PONTOS E HOJE ME SINTO SUPER BEM QUE JÁ ESTOU FAZENDO LEVES CAMINHADAS. O PIOR MOMENTO DA CIRURGIA FOI QUANDO ACABOU O EFEITO DA ANESTESIA QUE NO CASO MEU CASO FOI GERAL. EU ACORDEI COM O CORPO TRÊMULO E DOLORIDO E FIQUEI ASSIM DURANTE 2 DIAS. NO GERAL OCORREU TUDO BEM E EU RECOMENDO A TODOS QUE TEM CALCULO NA VESICULO QUE FAÇA ESTA CIRURGIA QUANTO MAIS CEDO POSSÍVEL.

Anônimo disse...

Olá hoje está fazendo 6 dias que fiz a cirurgia por video, fiquei bastante nervosa antes da cirurgia, depois da cirurgia senti um pouco de dores abdominais, e estou com forte dor no estomago, e desde que fiz a cirurgia nao consigo ir ao banheiro, mal estou soltando gases estou me sentindo cheia e ao msm tempo com fome é uma sensaçao estranha, de dor alguém pode me ajudar obrigado

Anônimo disse...

Siga as orientações do seu medico se ele diz vamos operar, não pense duas vezes ele é o profissional mais adequado para dar essa indicação.

Anônimo disse...

Oiii hoje ja está fazendo 8 dias que retirei minha vesícula estou me sentindo bem só tenho dúvidas quanto a alimentação sei que não posso com nada que tenha gordura só que o meu médico não me orientou confesso que estou meio perdida...me deu um atestado de 15 dias terça-feira irei voltar lá meus pontos já cicatrizaram...mas em si a cirurgia é bem tranquila..é um alíviooo

Anônimo disse...

Edson - Bom dia fiz uma cirurgia de hernia umbilical a 03 dias e em volta do local ficou avermelhado nos 02 primeiros dias e agora esta com tom amarelado,gostaria de saber se isto é normal,sinto muito pouca dor,mas esta tonalidade na pele esta me preocupando. Obrigado

Anônimo disse...

Boa noite hoje faz 5 dias q fiz cirurgia da vesicula fiquei 15 horas no hospital e ja sai dela bem nao sinto nenhuma dor estou comendo de tudo e estou preocupada com isso parece q nao fiz nada sera q isso e normal alguem pode me dizer se ja viram isso antes gente ja comi ate churrasco......

Anônimo disse...

A anestesia é geral.

Anônimo disse...

Meu médico recomendou o seguinte:
atividade física leve: 1 mês
musculação da vida: 2 meses.

Anônimo disse...

Eu também morrria de medo da cirurgia. Fiz há 10 dias a colecistectomia videolaparoscópica.
É muito mais tranquila do que eu pensei. É melhor do que vc ficar com medo sempre que comer algo mais gorduroso... medo desta 'bomba relógio' dar complicações como uma pancreatite etc..
Bom, toda cirurgia tem suas complicações, mas entre a laparoscópica e a aberta, a laparoscópica é a que tem menos riscos e a recuperação é mais rápida.
Procure um médico experiente, indicações...
Boa sorte.

Anônimo disse...

Oi, querida. Eu me operei há 10 dias, foi tudo muito tranquilo. Minhas pedras tinham os mesmos tamanhos que as suas... rs.
A anestesia geral é a melhor coisa que existe! Já imaginou se fosse local? Vc alí acordada sabendo que o médico está mexendo na sua barriga?
Também tinha medo da anestesia, pois me lembrava muito do filme: awake - a vida por um fio. Mas a anestesista era um amor, me tranquilizou mtto! Ela colocou um calmantezinho e a anestesia. Apaguei na hora! Foi ótimo! Não senti nada! Não ouvi nada. Acordei bem e por incrível que pareça: eu não fiquei sonolenta. Levaram-me para o quarto e passei o dia todo de olhão arregalado. rs. Cheguei ao quarto por volta de 13h, só dormi de noite mesmo.
=D Fique calma, confie em Deus e no médico. ;)

Anônimo disse...

Sempre o remédio me ajuda, tomo sempre LUFTAL quando preciso. Ligue para o cirurgião dela e pergunte se ela pode tomar luftal e se ele indica outra coisa.

Anônimo disse...

Não sei porquê as pessoas têm tanto medo de anestesia geral. É ótimo! Vc apaga logo e não fica naquela ansiedade ou medo... rs. É tudo tranquilo.

Anônimo disse...

é melhor retornar ao seu cirurgião.

Anônimo disse...

A cirurgia por corte é mais complicada e precisa de mais repouso. Acho que não é normal... procure o cirurgião que te operou.

Anônimo disse...

É bom vc não abusar...
um colega foi inventar de fazer isso... foi ao mc donald's etc... depois de um churrasco ele não aguentou e foi direto pro banheiro evacuar...
cuidado, não brinque não... faz mto pouco tempo que vc se operou.

Anônimo disse...

bom, na colecistectomia laparoscópica é normal... ao redor dos pontos, ficou roxo e amarelado... o médico disse que era normal e sai com o tempo.
Mas cirurgia de hernia umbilical eu não sei... procure o médico que te operou. Ligue pra ele ou mande um sms.

Anônimo disse...

ALIMENTAÇÃO

3 primeiros dias: dieta líquida
- água de côco, suco, sopa triturada no liquidificador (sopa sem tempero, ex.: peito de frango sem pele cozido com verdurinhas cozidas e sal - passa no liquidificador, fica bem gostosa, até meu pai ficou comendo rs)


4º dia até o 30º dia:
Dieta livre de gordura e fritura:
Iogurte desnatado, leite desnatado, pudim (feito com leite desnatado é melhor), sorvete light, sopa, peito de frango cozido ou grelhado sem pele, peixe grelhado ou cozido, geleia, verduras, frutas, sucos etc..

Anônimo disse...

Ah, evite frutas cítricas como abacaxi e limão, pois são muito ácidas e como está sem vesícula, é melhor evitar.

Anônimo disse...

É normal está com muitos gases, para acabar com isso, tome um Luftal (remédio para sair os gases).
Para ir ao banheiro defecar, tente pôr mais fibras na sua alimentação, comer mamão sempre resolve.
se ainda tiver dificuldade, tome Naturetti, um laxante bom e natural.
Se não resolver, procure o seu médico.

Anônimo disse...

Toh louca por uma pizza tb. :'(
Ainda faltam 20 dias pra eu poder beliscar. :'(

Anônimo disse...

Oi, amor, é só para ensinar, espero que fique chateada comigo.
Que bom que correu risco de vida, todos nós queremos, não queremos é risco de morte. ;) Ok?
Entendeu?
Beijinho.

Anônimo disse...

Ah, adorei seu depoimento, també senti falta de ar, achava isso tão estranho rs.

debora disse...

nao eu fiz a cirurgia e nao tive nenhu enjoo e estou muito bem , estou com 10 pontos na bariga e com o buraco do dreno . mais agora o minha cirurgia esta vazando sera qua isto é normal , espero que sim por que ja esta esquentando minha cabeça

Audrey Pereira de Arruda disse...

Debora eu tb retirei a vesicula faz 14 dias, retirei os pontos sexta dia 22, e hj amanheceu vazando um líquido meio amarelo e coça um pouco, tb fiquei preocupada será q é normal????

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia a 20 dias foi tudo tranquilo, mais tenho muita dor nas costas será que isso é normal?

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia de retirada da vesicula por video,a 3 dias atrás,operei as 11:00 e tive alta no mesmo dia as 20:00, estou me sentindo muito bem não sinto dores foram feitos 4 orificios no meu abdomem e nem ponto precisou dar só foi colocado gazes e microporo, e eu já tinha feito uma cirurgia bariatrica a 6 meses atrás tambem por video e graças as DEUS em nenhuma das duas tive complicaçãoes...

Anônimo disse...

Ola, eu fiz a cirurgia por video ha 3 dias, e nos primeiros dias me senti muito mal, enjoada, tonta, fraca, nao conseguia comer nada, dores no abdomen..cheguei até vomitar no segundo dia! Cada dia q passa melhora um pouco. nao me sinto mais enjoada, e estou com mais apetite. tambem estou conseguindo comer alimentos normais, nao só liquidos! hoje retirei os curativos e deixei o ponto sem gaze, conforme o medico mandou. tenho muito medo de acordar mal, comecar a sentir dores e enjoos denovo. Mas sei que com o tempo tudo vai melhorando!

Anônimo disse...

fiz a cirurgia a 20 dias,está tudo bem foi anestesia local olha tive alguns enjoos. com vômitos mas vim a descobrir q estou grávida de 2 meses pulei uma fogueira de costas ufa mas está tudo bem com o bebe

Anônimo disse...

Farei a minha em breve. No Kairós, dará tudo certo.

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia pelo método aberto faz 12 dias e estou sentindo um pouco de dor no abdomem e o local está meio dormente. Quantos dias eu ainda vou sentir esse desconforto e essa dor? Será que é porque eu dirigi um pouco ontem??? O corte está bem cicatrizado e não há inchaço ou vazamentos mas está doendo um pouco por dentro. Já estou comendo de tudo (menos gordura) e não me sinto mal.

Gaby Petters disse...

A minha cirurgia está completando hj 26 dias e meu umbigo ainda está vazando no retorno de 15 dias o médico disse que é normal, é Fibrina esse liquido amarelo, que é como se fosse uma limpeza...mas incomoda apesar de ser inodoro...Também não sei o que fazer já que marcaram retorno só para dia 21/06...

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia há 39 dias. Fiquei hospitalizada após a cirurgia por 23 dias, mas tive complicações desde abscesso de parede á pneumonia. Minha cirurgia foi complicada, pois esperei demais para procurar o hospital, tive uma obstrução do ducto hepático. Sinto dores abdominais, sentia dor nas costas e dor ao respirar, mas o médico disse ser normal devido as complicações que tive. Conselho:Não espere, opere logo para evitar ccomplicações.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem possobilidade de criar hernia umbilical no local do umbigo onde foi feito a colecistectomia por video

Anônimo disse...

Boa tarde, vou fazer essa cirurgia na sexta feira (furinhos) e tenho um bebe de 3 meses pesando 6 kg e poquinho apos cirurgia consigo cuidar dele sozinha? Por causa do peso e da atençao que ele exige

paulo cesar disse...

eu estou aqui pra saber um pouco sobre isso que meu amigo esta com isso
e ele pediu pra pesquisar se a cirurgia tem risco de morte , oque é lama etc..

Anônimo disse...

Hj faz oito dias que fiz a cirurgia. Fiquei muito nervosa e odiei quando o anestesista me acordou ainda entubada. Foi uma sensação horrivel. Depois ele tirou o tubo e ainda me mostrou. Senti muitas dores e o pior é quando o medico parece não acreditar no que estamos falando. No dia seguinte vomitei muito e por isso acabei ficando mais um dia no hospital. Agora estou melhor mas aindasinto algumas pontadas. Nao sinto enjoo. Que deus abençoe a todosnnós!

Anônimo disse...

Hoje faz 26 dias que fiz a cirurgia por vídeo. Fiquei internado à noite no hospital e no dia seguinte senti muitas dores na região do abdome. Hoje já me sinto bem melhor e emagreci 3 quilos sem qualquer esforço (com exceção do esforço de não comer gorduras e frituras.rs).
Aconselho para quem tem pedras não deixar de fazer a cirurgia, pois uma pancreatite pode levar à morte e se a vesícula estiver muito inflamada, pode acarretar numa sepsemia (infecção generalizada), sem contar do risco de evoluir para um câncer, daí já viu né.
Boa sorte à todos e que Deus nos abençoe.

V.Schmidt disse...

sim

V.Schmidt disse...

sim

Wendeloliiver disse...

Faz 7 dias que fiz minha cirugia, foi por vídeo. Tudo q vcs passaram eu passei, menos vômitos ou dores, rsrsrs.

No 4 dia acredito eu, vi q ao redor do umbigo ta amarelado, tipo puz. Alguém já teve isso ? E normal?

Fábio Ventura disse...

Fiz a cirurgia no dia 10/12/2013 por meio de corte e o enjoo ainda permanece não é frequente mais durante esse período deu umas 3 vezes e ainda estou sentindo o intestino irritável algo que antes da cirurgia eu já sentia,a minha vesícula deu micro cálculos e inchaço o que me ocasionou até internação em 17/04/13 até 19/04/13 as crises apareceram uma semana antes da internação.

Daniel falcão disse...

fiz minha cirurgia ha 6 dias . pedra de 2cm . estou me recuperando aos poucos e fiquei 4 dias sem evacuar.

Daniel falcão disse...

para pessoas que estao sentindo colica. pessoal, depois da retirada de vesicula sua digestao fica mais lenta,consequentemente o acumnulo de gas produzido acaba ficando maior ja que o intestino trabalha lentamente agora. evitem comer coisas que produzm excesso de gases

Anônimo disse...

boa tarde!

fiz minha cirurgia ha 11 dias e ja realizei algumas caminhadas até a padaria rs.
Alguns poucos esforcinhos.de leve.
Mas venho sentindo uma leve falta de ar,meu médico foi viajar.
Também algumas dores leves debaixo da costela.
Nada muito insupotavél,porém estou preocupada.
Ja me disseram até do perigo de uma Hérnia.
Nossa estou preocupada
me deem uma luz.

Marta disse...

Tbem fiz cirurgia para retirada da vesicula com processo inflamatorio.hoje fazem 30 dias.Ainda sinto dores no corte com 10 pontos.Foi com anestesia

geral.Ainda tem dias que nao sinto fome, ai tomo omeprazol ou ranitidina e depois de 1 hora sinto fome. Esta sendo dificil a recuperacao mas DEUS tenho certeza vai me amparar como ja o faz....

Djalma disse...

Ola, fiz a cirurgia dia 29 de abril,
foi tudo tranquilo e não estou sentido muita dor. Achei legal a cirurgia.

Anônimo disse...

Hoje faz 21 dias q fiz a cirurgia por corte e sinto muita dores abdominais será gases? Tenho tomada lufital e buscopam.posso comer pães?

Dani Ribeiro disse...

Hoje fazem 7 dias que fiz a videolaparoscopia.Tudo tranquilo,com anestesia geral(morria de medo,porem acho que não há coisa melhor!).Sinto umas fisgadas no umbigo e só.Não me recomendaram dieta liquida,somente leve e sem gordura.Não vejo a hora de voltar a trabalhar(sou recepcionista,12x36...bem suave!)!!!Recomendo que façam antes da crise,pois e uma dor bem ruim!Boa sorte e boa recuperação para todos nós! ;)

Anônimo disse...

Estou com dez dias depos operatorio..Foi anestesia geral embora tenha operado por videolaparoscopia fui orientada a ficar de repouso por dois meses...nos primeiros dez dias senti bastante dor de cabeca enjoo e dores abdominais mas na me arrependo de ter optado ela cirurgia afinal agora sou mae de 339 pedras..e muita pedra rsrsrsrs
.

Anônimo disse...

oiiiii fiz minha cirurgia tem 2 meses mas ainda doi pouco mas doi e ainda nao fiz sexo minha mae disse que so com 6meses ai sim posso queria saber depois da cirurgia quanto tempo posso fazer sexo?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...