Como pesquisar pessoas, empresas, eventos, endereços, produtos e outras informações na Internet (Google)

Parece uma dica desnecessária, mas, analisando as palavras e termos utilizados em buscas no Google em alguns sites, constatei que a imensa maioria das pessoas, provavelmente mais de 90%, não sabem pesquisar adequadamente. Alguns é justificado pelo pouco tempo de uso da Internet, mas outros utilizam há anos e não aprenderão nunca.
O maior erro é não utilizar o maior número de palavras possíveis para limitar a quantidade de resultados. Por exemplo: verifiquei que uma pessoa queria informações sobre o concurso para Professor em uma cidadezinha do interior e colocou na caixa de pesquisas do Google as palavras "concurso", "professor" e "2010" e a informação que queria apareceu apenas lá pela décima página de resultados da pesquisa. Outros até colocam a cidade, mas não preenchem o ano ou a sigla do Estado, no caso de cidades homônimas.
Outro recurso importantíssimo que quase ninguém utiliza são as aspas. Para pesquisar o nome de uma pessoa, por exemplo, é essencial colocar o nome completo "entre aspas", do contrário será impossível encontrá-la. Aliás, se for um nome completo muito comum, como "José Carlos da Silva", mesmo colocando entre aspas não seria suficiente. Seria necessário acrescentar outras informações, como a cidade ou o estado ou o bairro onde reside ou a profissão, etc.
Quando se pretende pesquisar uma informação específica, é importante colocar entre aspas o termo completo objeto da pesquisa. Por exemplo, se quero pesquisar sobre doce de jaca, tenho que preencher "doce de jaca" (entre aspas) na caixa de pesquisa, pois se não colocar entre aspas irão apareceu todos os textos que falem de doce e de jaca, mas não necessariamente "doce de jaca".
Outras dicas:
- Para pesquisar em um site específico, clique em "Pesquisa avançada" ao lado da caixa do Google e na caixa ao lado de "exibir resultados deste site ou domínio", coloque o endereço do site, que não precisa estar completo. Exemplo: infodicas.info para pesquisar somente neste blog. Além de colocar, obviamente, a palavra ou termo que se quer pesquisar na caixa adequada.
- Também em pesquisa avançada, você poderá limitar a data em que a página foi vista pela primeira vez, entre outras opções, como "sem as palavras" que você não está interessado. Por exemplo: Se procura um concurso para cargos públicos pode preencher tal caixa com a palavra "beleza" e assim não apareceram no resultado da pesquisa concursos de beleza.
Essas são apenas algumas dicas, mas não existe pesquisa pronta. É preciso usar criatividade, pois cada caso é um caso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei qual é dessa aí ou nessa aí, ou por aí, veja só André Vinícius Vieites como desenvolveu-se a formação derivada desse ambiente - A debilidade que talvez enfrentaremos, seja em relação a estratégia de ampliação da linha de produtos e serviços. Será que investiremos além das festas infantis, formulando festas e eventos também para a terceira idade. Será que o retorno dos investimentos serão compensadores tanto quanto o retorno dos investimentos em um mercado infantil. Quanto seria o valor de nossos custos de manutenção em relação a esse novo público. Caso de uma formação derivada poderá digitar festas e eventos, opus e north flipper. Daí em diante é só saber quais links serão ativados a partir da tua proposta. Se essa proposta ativar o sistema inteiro para 129 dias, aquele que tu já conheces bem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...